Exclusivo: Confira a 3ª parte da entrevista de Damião Fabiano, onde comentou sobre os pagamentos na gestão do Prefeito Silvestre

Confira a 3ª parte da entrevista do Secretário de Finanças Damião Fabiano, concedida na Rádio Atividade FM hoje (26). Nesta parte ele fala sobre os servidores que ficaram sem pagamentos da antiga gestão, esclarece como se deu o pagamento com o dinheiro bloqueado, comenta sobre o calendário do pagamento dos servidores. 

Radio Atividade FM = RA 
Damião Fabiano = DF

RA: Os funcionários andam reclamando que a gestão passada ficou inadimplente com eles. Conta quantos meses que a prefeitura não pagou? 

DF: Ao chegar à Prefeitura encontramos dois meses: novembro e dezembro, mais o décimo terceiro de toda a Secretaria de Educação. Muita gente diz assim: O dinheiro foi boqueado e o dinheiro ficou na conta. Ficou! Mas o dinheiro que ficou na conta e que a gente tem a competência de pagar e que destina-se para o pagamento de funcionários foi na ordem de 900 mil reais. A folha do décimo que ficou da Educação deu aproximadamente 820 mil reais, isso com as obrigações patronais do município, fizemos esse pagamento, ficamos com o dinheiro em caixa de 80 a 100 mil reais. E quando o Prefeito Silvestre chegou não tínhamos copo descartável, gênero alimentício no hospital, não tinha material de limpeza nas escolas, as escolas com problemas de infraestrutura inadequadas para receberem os alunos no início das aulas. Houve um empenho dos demais secretários e teve que se investir, teve que se ter uma ação energética, o dinheiro que ficou em saldo, utilizamos neste mutirão que estão acontecendo e na aquisição de alguns gêneros alimentícios, alguns transportes e a questão do Combustível, etc. A gestão ela está com aproximadamente 55 dias e estamos atendendo as necessidades básicas do município e o prefeito ele tem se comprometido com essas ações. 

RA: Este dinheiro que foi Bloqueado foi da natureza da Educação, do FUNDEB? 

DF: Ficou bloqueado na conta do FUNDEB, inclusive entregamos isso no primeiro encontro da educação que foi no dia 01 de fevereiro, encontramos 426.000 mil reais na conta do FUNDEB e a folha dava na ordem de 820 mil, ai o município teve que fazer, ainda, uma complementação com o recurso do FPM pra pagar, ou seja, 820 mil não paga 426 mil, completamos e pagamos. Priorizamos a questão do décimo terceiro, por que não tínhamos mais receita para pagar o mês de novembro e o mês de dezembro, se tivesse, todos os servidores, com certeza, teriam recebido. Até por que, qualquer cidadão ele pode se dirigir aos sites de transparência do governo federal e você ver que no mês de novembro chegou mais de 1 milhão do FPM, e mais de 1.750.000 no mês de dezembro do FPM e chegou mais 914 mil mais 1.195.000 do FUNDEB. Não justifica você receber quase 4 milhões de reais e não pagar as duas folhas de novembro e de dezembro de 3 milhões de reais. Ou seja, o servidor foi a pessoa mais prejudicada desse governo. O Governo Federal repassou os recursos para o Município e dava, sim, para se pagar os servidores do nosso município. 

RA: E quanto aos aposentados do fundo de previdência? 

DF: Mais complicado ainda, ou seja, hoje você tem aproximadamente 250 aposentados que não receberam, também, nem novembro e nem dezembro, o décimo receberam. A gestão anterior não priorizou o pagamento dos servidores, nem dos inativos, que são os aposentados. Quando chegamos na prefeitura no dia 02 de janeiro, o que se encontrou na conta do fundo de previdência foram 25 mil reais, hoje o município tem um débito de aproximadamente 1 milhão de reais com o fundo de previdência, ou seja, a gestão ela teve má gerencia na questão do fundo de previdência 

RA: E hoje Damião, tivemos o mês de janeiro, sabemos que o pagamento da prefeitura já saiu, estamos chegando no final de fevereiro. No plano de governo do prefeito Silvestre existia um calendário do pagamento dos funcionários. Como você ver hoje, existe, realmente, essa possibilidade de se cumprir este calendário? 

DF: É uma preocupação do Prefeito Silvestre, ele disse que a prioridade do governo dele é de pagar primeiro os servidores, em seguida ele vai pagar as obrigações institucionais e em terceiro os fornecedores. Vamos fazer essa programação, conforme uma determinação do Prefeito e ele disse que tem como meta essa programação, não podemos abrir mão disso. Vamos ter condições sim, a gente tinha dito na reunião anterior que estourando na 2ª quinzena de fevereiro estaríamos entregando o calendário de pagamento ao servido, mas até então não fechamos ainda, mas a partir de março vamos entregar o calendário, para que o servidor tenha a garantia que no dia tal ele vai receber e vai honrar seus compromissos. Tivemos algumas dificuldades no mês de janeiro, pois apagaram o banco de dados dos servidores do município, mas já estamos fechando a folha de pagamento de fevereiro hoje [26]. Pagamos janeiro no dia 01 de fevereiro a todos os servidores, contratado, cargos comissionados e aposentados do município. Iremos pagar os professores no dia 28 de fevereiro [quinta feira] e as demais secretarias e aposentado na sexta feira [dia 01]. 

RA: Sabemos que para se fazer uma gestão como esse, precisa de um trabalho em equipe. Como está o relacionamento com a equipe de vocês, secretários, diretores? 

DF: A equipe do prefeito Silvestre é muito comprometedora e são pessoas que têm responsabilidade, até por que o prefeito é daquele que cobra muito, ele quer ver resultados e todos estão bem empenhados. Temos Fátima, Selda, César, Pereira, Josilene, Ventura, Júnior de Biá, Dr Edypo e o apoio de Dr Barata.

Lei também:
A Primeira Parte da entrevista, Clicando aqui.
A Segunda Parte da entrevista, Clicando aqui.

Autor

Palavra do Administrador

Pedimos que todos os comentários seja feitos adequadamente sem insultar terceiros, preservando, sempre, o bem estar comum de todos. Além disso, iremos moderar os comentários sendo postados os que realmente interessa à população.

0 comentários: